Coroas e Pontes Dentárias em Lisboa?

O que precisas saber sobre coroas e pontes na capital portuguesa

Quando se perde ou se parte um dente, este irá mudar a estética da boca, a sua função que consiste em mastigar e falar, mas também este espaço fica comprometido, já que o espaço vazio não está preenchido e que pode mesmo resultar em diversos problemas no resto dos dentes e também na estrutura do osso.

Por isso mesmo, a odontologia tem várias formas de reposição dos dentes que se partiram ou se perderam, o que pode deixar os dentes mais saudáveis, com recurso a implantes e até a próteses que podem ser removidas e outras são fixas. As removíveis são as que poderão ser tiradas e postas bem facilmente por quem a usa – as dentaduras – mas as ficas não podem ser retiradas, visto que podem estar “coladas” aos outros dentes ou a implantes. Nas fixas existem as pontes e coroas dentárias.

Divide-se a estrutura do dente em 2: a raiz e a coroa. A primeira está tapada pela gengiva e também pelo maxilar, e a coroa é a área por cima da gengiva, isto é, é o dente que se consegue ver na boca. Uma vez que é preciso que seja restaurado um dente, tanto total como parcialmente – nessa área – é usada uma coroa feita artificialmente, composta por resina ou porcelana, tendo características idênticas a de um dente normal.

Clínica de Coroas e Pontes dentárias em Lisboa

O que são Pontes e Coroas Dentárias?

Há imensas situações nas quais será necessário a utilização da coroa dentária como forma de tratar um problema, como quando existe um dente partido ou com desgaste, quando é necessário que um dente com fratura seja protegido para que a fratura não se extenda mais. Caso o dente em questão tenha tido um tratamento do canal, na maior parte das vezes utiliza-se a coroa de forma a evitar que este quebre. Esta pode também ser usada como um suporte para ponte.

As pontes servem como um preenchimento do espaço vazio, resultado de se ter perdido o dente. São feitas por dentes artificiais, chamados de pônticos, que se põe nas coroas dos dentes do paciente, ou até nos implantes mais próximos. No procedimento, poderão ser usados muitos materiais, tais como prata e ouro, no entanto, para que seja idêntico a um dente natural, é sempre recomendado que se use porcelana.

Estes procedimentos – colocar a coroa ou ponte – na maioria das vezes requerem que a pessoa vá duas vezes ao dentista. Para que a coroa seja colocada, o dente onde esta será posta terá de ser moldado corretamente e preparado de forma a que esta encaixe perfeitamente, e depois tira-se um molde do dente no qual fixará e uma coroa temporária é posta em cima do dente. Este molde é mandado para um laboratório, que irá confeccionar a coroa permanente recorrendo às especificações e na segunda consulta a coroa provisória é removida e a permanente é posta.

Coroa Dentária de Porcelana em Lisboa

Coroa Dentária de Porcelana

Ao colocar as pontes, duas coroas são preparadas, tais como no processo anterior, para que estes sejam fixadas nos dois lados onde não existem dentes, então estas serão postas com a ponte e cimentadas em cima do dente, depois de se ter retirado o que havia de provisório, e também poderão ser feitos alguns ajustes para que estas encaixem bem no dente.

Alguns casos, ao se colocar as coroas e pontes, os dentes poderão sofrer algum stress, o que pode resultar numa inflamação do nervo e, caso isso aconteça, é preciso que se realize um tratamento do canal do dente.

Estes procedimentos poderão ter um grande papel na saúde bocal da pessoa, pois a restauração ou substituição de um dente com pontes ou coroas poderá até melhorar o mastigar da pessoa, a fala e a estética dos dentes e o bocal no geral. A durabilidade dos dois está sempre dependente do paciente, se este tem cuidado com a higiene oral, se tem uma boa alimentação e também se vai ao dentista regularmente.

Ter conhecimento do funcionamento e todas as especificações – como também as desvantagens e benefícios – de cada procedimento é muito importante para que a pessoa decida corretamente no que diz respeito ao tratamento que quer fazer.

Agora que já sabes mais sobre os procedimentos de canal e próteses dentárias em Lisboa, não deixe de contactar a nossa clínica aqui, para nos contar melhor sobre a sua situação e ter as suas dúvidas respondidas rapidamente.

Para próteses dentárias em Lisboa, clica aqui.

Clica aqui para retornar à página inicial