Tratamento de canal em Lisboa?

Como é feito o tratamento do canal do dente?


O vazio que se encontra dentro das camadas duras de um dente chama-se de canal da raiz do dente. Este está cheio com a polpa, isto é, tecido que tem nervos e vasos de sangue e também ajuda os dentes a poderem desenvolver-se e ajuda-os a manterem-se saudáveis. Quando se danifica essa polpa, pois pode haver uma infecção ou mesmo um trauma, é preciso que este seja tratada de forma a se prevenir que este tenha de ser totalmente retirado, ou que resulte em maiores complicações. Tratar o canal dentário em Lisboa é o melhor e o mais aconselhado, visto que também existem grandes possibilidades de os pacientes recuperarem bem depois de um tratamento desses.

O tratamento endodôntico – do canal do dente – é um tratamento feito pelo dentista que consiste por remover a polpa que tem o problema. Em muitas situações que possam resultar num comprometimento desta polpa como, por exemplo, cáries profundas, nas quais a cárie é estendida para dentro do dente atingindo mesmo a polpa, fazendo com que o tecido tenha uma infecção, o que gera sempre muita dor e inflamação do dente. Quando acontece um trauma, o nervo poderá ficar numa situação prejudicial, o que faz com que a polpa morra. Isto pode acontecer logo após o trauma ou demorar alguns anos. Quando um dente se parte, poderá ser preciso o tratamento endodôntico, mas só quando a fratura atinge a polpa.

Procedimento de canal em Lisboa

Como é feito o tratamento de canal

Se a polpa que está morta ou que tem uma infecção não tiver os cuidados e tratamentos que são precisos, poderá até formar-se um abcesso, isto é, quando há uma acumulação de pus na raiz dentária. Quando não se trata um abcesso, este pode muito bem desenvolver-se e infectar o osso. Quando isto acontece, não será necessário apenas o tratamento endodôntico mas também terão de ser usados antibióticos de forma a que a infecção seja regulada. Esses casos têm sempre sintomas como: o dente começa a escurecer, a gengiva incha e é muito senvível, dor, e sensibilidade ao frio e ao calor. No entanto, muitas vezes estes sintomas nem sempre significam que haja um abcesso e até podem significar outro problema que a pessoa tenha.

Depois de se confirmar que a pessoa precisa mesmo de tratar o canal do dente, este irá ser conduzido por etapas. Em primeiro lugar o dente terá de ser anestesiado localmente. Visto que a saliva tem bactéria, a região onde será feito o tratamento terá de ser protegida com recurso a um lençol de borracha dfe forma a que este local não tenha contaminações e continue limpa ao longo do tratamento. Depois, usado a ferramente correta, o dentista irá abrir um buraco na parte de cima do dente, para que possa alcançar o canal de forma a retirar o tecido que tem danificações.
Como é o tratamento de canal em Lisboa

Após se ter retirado o tecido, os canais do dente terão de ser aberto e serão limpos com recurso a uma solução que desinfecta, de forma a que se tenha a certeza que toda a área do dente foi retirada. Se este tratamento tiver de ser feito em várias consultas, então o dentista terá de lhe meter alguns medicamentos no canal, de forma a que a infecção não se desenvolva e acabe. Pode também receitar um antibiótico. Sendo assim, o dentista irá fechar o dente utilizando uma coroa temporária, o que irá servir como proteção para que não haja mais nenhuma infecção. Em último lugar, a coroa irá ser retirada para que se possa encher o dente com um material obturador, e será colocada a coroa que irá ficar permanente, sendo igual a um dente normal, mesmo em termos de estética.

Nos primeiros 7 dias depois de ter sido feito o tratamento, o paciente pode ter alguma dor, mas este pode ser controlada com os medicamentos que o dentista receitou. Este tipo de tratamento tem muito sucesso, mas é natural que o paciente possa ter outros problemas no dente. Por isso é que se acompanha o paciente durante alguns dias depois do tratamento. Recorrendo a um Raio X ao crânio pode ser verificado se o dente melhor ou se será necessário haver outro tipo de intervenções. Na maior parte das vezes, o dente fica totalmente bom e, tendo sempre cuidados de higiene bocal e de visitas ao dentista de forma regular, este poderá durar o mesmo que os outros.

Se desejas realizar um tratamento de canal em Lisboa, não hesite em nos contactar aqui, para podermos conversar melhor sobre a sua situação. Saiba o preço e o valor cobrado, e tenha suas questões em relação aos procedimentos e a dor respondidas rapidamente.

Para conhecer mais a respeito de nossa clínica dentária em Lisboa, clica aqui.

Clica aqui para retornar à página inicial